-
Arquitetos: González Morgado Arquitectura
- Área: 351 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Juan Carlos Lagares
-
Fabricantes: 3dmax, AutoDesk, Knauf, Roca, Strugal, Vibia
"Diz-se que quando um sevilhano mandava construir uma casa, dizia ao seu arquiteto: Faça-me neste terreno um grande pátio e bons corredores. Se sobrar terreno, faça-me quartos." Joaquin Hazañas
Domus romano, residência muçulmana, casa com pátio... Domus Atrio é uma casa localizada no centro histórico de Lepe, Huelva. Foi construída na segunda metade do século XIX, mas sua forma original evoluiu até à década de 1930, quando a obra foi concluída após uma série de intervenções arquitetônicas sucessivas.
Assim chega aos dias de hoje esta construção tradicional, ainda que construída há mais de um século, bem poderia ter sido erguida há mil anos, pois a sua natureza é essencial. Casa romana, muçulmana e andaluza. Casa pátio.
A sua pele tem um estilo regionalista, com uma certa influência neo-mudéjar. A sua alma é ainda mais antiga. A casa contém três pátios, em torno dos quais estão dispostos os cômodos restantes. A sua sequência espacial é uma reminiscência da domus romana. O vestíbulo ou hall é seguido pelo átrio, mas desta vez não como um implúvio que recolhe a água da chuva, mas como um coletor de luz natural. O coração da casa, a sala de estar e a sala de jantar situam-se no lugar do tablino, espaço representativo da casa romana e ligação entre o átrio e o peristilo. A leitura clara deste eixo espacial, para organizar as circulações e alcançar amplitude e profundidade visual, acabou por ser o objetivo da intervenção e a ideia-chave motriz do projeto. Este eixo, tão típico da casa-pátio andaluza, liga pátios de distribuição, que por sua vez iluminam e arejam naturalmente cada um dos compartimentos da casa.
A pele, considerada as camadas superficiais da casa, fachadas interiores e divisórias, foi submetida a uma revisão contemporânea, à medida que se introduziu uma série de “caixas” de espaços serventes entre as paredes originais. A essência, representada na estrutura e morfologia dos pátios, no entanto, nunca mudou.
A intervenção pretendia apenas reafirmar a casa para que continuasse a ser o que era, uma casa com três pátios, uma construção tradicional.